As atividades apresentadas no módulo de acolhimento foram bastante importantes e úteis, para que no decorrer do curso de pós-graduação “Esporte e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência”, utilizarmos os recursos e ferramentas nele presente com mais eficiência e consciência daquilo que está sendo proposto e como chegar ao resultado esperado pelos meios certos utilizando as ferramentas adequadas e necessárias para o propósito estabelecido.
Por isso, esse processo de acolhimento é fundamental para adquirirmos conhecimentos necessários, para um bom desempenho nas atividades propostas.
Entretanto, as atividades e tarefas práticas no começo pareceram muitas vezes um bicho de sete cabeças, por falta de conhecimentos tecnológicos suficientes para a elaboração da mesma, pois, o tempo das tarefas era curto com relação à falta de tempo do meu cotidiano.
Apesar disso, fiz as leituras dos textos que foram enviados em cada módulo, para esclarecer, auxiliar e contribuir para o enriquecimento do nosso saber e chegarmos assim ao resultado final de cada tarefa.
Os vídeos, os textos explicativos, os exercícios propostos, os sites indicados em cada assunto abordado, foram de grande relevância para o sucesso de cada tarefa realizada.
Contudo, esse módulo de acolhimento é realmente necessário para o funcionamento seguro no decorrer do curso, principalmente para os novatos neste modo novo de ensino-aprendizagem, onde exige conhecimentos não só das matérias pertencentes à grade curricular do curso, e sim também de interagir e aprender a caminhar no mundo da tecnologia, da informatização.
Portanto, não só aprendemos a utilizar essas ferramentas como também aprendemos a colaborar com os colegas de curso e tutores, interagindo, cooperando, contribuindo, aprendendo e acrescentando através dos fóruns, das mensagens, emails, enfim, através destes ajudamos e fomos ajudados, entretanto mesmo distantes conseguimos de certa forma abraçar os nossos companheiros de curso.
Visto que este acolhimento, como já diz a própria palavra, serve para acolher a todos os alunos do curso, como um refúgio para aprendizagem daquilo que iremos encontrar pela frente, para que não se torne um obstáculo difícil e desconhecido, atrapalhando o andamento do processo de ensino-aprendizagem das matérias presentes na grade curricular da pós-graduação.
Aprendi muito com esse módulo, pois, estou mais segura e estruturando melhor os horários de estudo e realização das tarefas que devem ser enviadas respeitando a data de entrega das mesmas, obrigando a ter uma disciplina e responsabilidades para que ocorra tudo certo e você alcance o resultado desejado.
Os trabalhos colaborativos por sua vez são de certa forma diferentemente de um curso presencial, pois, quando as pessoas de um curso onde todos se encontram diariamente em uma sala de aula no mesmo horário para a realização deste, tendem a entrar num acordo e colocar as diferenças sobre o assunto a ser pesquisado e elaborado, dividindo a função de cada participante e o seu papel na elaboração do trabalho, tornando assim mais fácil chegar ao final com sucesso.
Agora quando o curso é à distância, a preocupação para se realizar um trabalho colaborativo é bem maior, pois, a insegurança fala auto, não temos muito controle da situação, pelo motivo de dependemos das disponibilidades dos demais companheiros do grupo. É lógico que tem o lado positivo de tudo isso, porque aprendemos a ter mais paciência e confiança no outro, pois um depende do outro para a definição e realização do trabalho.
Finalizando, foi fundamental este módulo de acolhimento para nós conhecemos as ferramentas que usaremos no curso, os nossos tutores que nos ajudarão nessa nova empreitada, e os nossos colegas do curso que enfrentarão os mesmos obstáculos e caminharão junto para mais uma etapa de nossas vidas, portanto eu só tenho a dizer que isso tudo foi muito importante para o meu crescimento e esclarecimento em busca do conhecimento para chegar ao objetivo que almejamos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário